sábado, 3 de setembro de 2011

Introdução à Psicologia da Música: desenvolvimento musical na infância e música no ensino com necessidades especiais

No âmbito da Escola de Verão 2011 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), de 5 a 10 de Setembro realiza-se um curso dedicado ao tema "Introdução à Psicologia da Música", orientado por Helena Rodrigues (professora da FCSH-UNL e fundadora da Companhia de Música Teatral) e por Nuno Arrais (investigador do Laboratório de Música e Comunicação na Infância do CESEM-UNL). Princípios de percepção musical e perturbações auditivas, aspectos psicomotores da prática vocal e instrumental, desenvolvimento musical na infância e na primeira infância, música e linguagem, emoção e expressividade musical, música no ensino com necessidades especiais e projectos de intervenção comunitária desenvolvidos pelo LAMCI - Laboratório de Música e Comunicação na Infância são algumas das questões em análise no presente curso.

Programa

Dia 5, segunda-feira - Contextualização histórica da Psicologia da Música e introdução aos principais domínios de trabalho.

Dia 6, terça-feira - Princípios da percepção auditiva; perturbações e ilusões auditivas. Aspectos psicomotores da prática vocal e instrumental.    

Dia 7, quarta-feira - Introdução ao estudo da aptidão musical: questões históricas. Problemas associados à avaliação e medição do comportamento musical. Visita ao LAMCI para conhecimento do espaço e dos projectos de investigação em curso.

Dia 8, quinta-feira - Desenvolvimento musical na infância e primeira infância. Factores determinantes no processo de aprendizagem da música.

Dia 9, sexta-feira - Música e Linguagem: evidências biológicas e comportamentais de uma génese comum. Emoção na música: da percepção à aprendizagem da expressividade musical.

Dia 10, sábado - Música no ensino com necessidades especiais. Música em contexto de intervenção na comunidade: análise de exemplos levados a cabo pelo LAMCI.