Mostrar mensagens com a etiqueta comunicação aumentativa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta comunicação aumentativa. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 22 de março de 2011

Educação inclusiva e linguagem aumentativa

No âmbito do ciclo “Falando com quem faz…”, uma iniciativa a decorrer de Janeiro a Maio de 2011 organizada pela Pró-inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (PIN-ANDEE), no próximo dia 26 de Março de 2011 realiza-se no Instituto Piaget, em Almada, uma sessão dedicada ao tema “Educação inclusiva e linguagem aumentativa” dinamizada por Helena Marques.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A funcionalidade na dificuldade intelectual: escala de comportamento adaptativo

No âmbito do ciclo “Falando com quem faz…”, uma iniciativa a decorrer de Janeiro a Maio de 2011 organizada pela Pró-inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (PIN-ANDEE), no próximo dia 15 de Janeiro de 2011 realiza-se na  Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (FMH-UTL) um encontro dedicado ao tema “A funcionalidade na dificuldade intelectual: escala de comportamento adaptativo” dinamizado por Sofia Santos. Educação inclusiva, linguagem aumentativa e cinoterapia em unidade de ensino estruturado são alguns dos outros temas abordados ao longo deste ciclo.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Tecnologias de apoio às necessidades educativas especiais

Nos dias 19 e 20 de Novembro de 2010 realiza-se na Biblioteca Municipal de Pombal um curso de formação sobre "Tecnologias de apoio às necessidades educativas especiais" orientado pelo Centro de Formação Cnoti. O presente curso aborda três temas principais:

1. Comunicação aumentativa e alternativa;
2. Tecnologias de apoio à comunicação;
3. Direito à inclusão na escola e noutros contextos sociais.

A acção de formação destina-se a pessoas que trabalham na área da educação inclusiva e das necessidades educativas especiais: professores, educadores, psicólogos, terapeutas, técnicos de reabilitação e reinserção, fono-audiólogos, animadores de centros de recursos para a inclusão. Em Dezembro de 2010 realizam-se novas edições do curso organizadas em colaboração com o Relicário de Sons (Lisboa) e com o CRPG - Centro de Reabilitação Profissional de Gaia (Arcozelo).

sábado, 30 de outubro de 2010

Comunicação aumentativa e tecnologias de apoio

No âmbito do congresso "Comunicação Aumentativa e Tecnologias de Apoio" que se realiza no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, nos próximos dias 4 e 5 de Novembro de 2010 será debatido o papel das tecnologias de apoio e da comunicação alternativa e aumentativa junto de crianças com dificuldades de comunicação ou perturbações do desenvolvimento da linguagem:
  • “Comunicação em crianças com paralisia cerebral em Portugal e Europa: uma abordagem epistemológica” por Daniel Virella (Hospital Dona Estefânea)
  • “Intervenção em crianças com perturbações específicas do desenvolvimento da linguagem” por Dulce Tavares (Escola Superior de Saúde de Alcoitão)
  • “Avaliação psicológica em crianças com perturbações neuromotoras graves” por Iolanda Gil (Serviço Psicologia, CRPCCG - Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian) e Catarina Faria e Maya (Estagiária Psicologia CRPCCG)
  • “Dar vez e dar voz: uma escrita para todos” por Margarida Nunes da Ponte (UTAAC - Unidade de Técnicas Aumentativas e Alternativas de Comunicação, CRPCCG)
  • “Multideficiência e tecnologias de apoio” por Clarisse Nunes (Escola Superior de Educação de Lisboa)
  • “A sua filha vai ser um vegetal: o testemunho de uma mãe” por Mónica Lucena
  • “Tantas palavrinhas na tua cabeça, filho: comunicação funcional através de um caderno de comunicação” por Helena Grilo
  • “Síntese e reconhecimento de fala: sua importância na comunicação aumentativa” por João Paulo Neto (IST, Voice Interaction/INESC).
As duas sessões plenárias abordarão questões como as necessidades das pessoas com necessidades complexas de comunicação através de uma abordagem de equipa, por Albert Cook (University de Alberta, Canadá), e a aplicação da interacção pessoa-computador à comunicação alternativa e aumentativa, por Julio Abascal (Universidade do País Basco, Espanha).