segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Mostra: Matilde Rosa Araújo (1921-2010)

Imagem do livro O Cantar da Tila (Atlântida, 1967)
de Matilde Rosa Araújo (poemas) e Maria Keil
(ilustração). Na capa, um desenho a traço verde
de Maria Keil: aproxima-se o Sol para enfeitar a
primavera no chapéu da Tila.
De 17 a 30 de Setembro de 2010 a Biblioteca Nacional apresenta na Sala de Referência uma mostra bibliográfica em homenagem a Matilde Rosa Araújo (1921-2010), professora e escritora especialmente dedicada à literatura para a infância e adolescência, com poesia, novelas e contos publicados. A entrada é livre.

No texto de apresentação da presente mostra podemos ler:

«Depois de uma escolaridade integralmente doméstica, Matilde Rosa Lopes de Araújo ingressou na Faculdade de Letras de Lisboa, onde se licenciou em 1945, seguindo a carreira do ensino técnico-profissional, leccionando nomeadamente no primeiro curso de Literatura para a Infância na escola do Magistério Primário. Como escritora, deixou uma obra essencialmente ligada à infância e adolescência, quer enquanto novelista e contista, quer de poetisa, ascendendo a mais de meia centena os títulos publicados, a maior parte dos quais com sucessivas reedições. Se a tal juntarmos as obras didácticas, as antologias, as obras de divulgação para crianças e adolescentes, estamos seguramente perante uma dos nomes mais importantes do género na literatura portuguesa contemporânea.

Em geral, a sua obra coloca o mundo da infância, sob um olhar descobridor e deslumbrado, em face do olhar adulto que completa, com a sabedoria, a percepção do mundo que rodeia as personagens, mesmo nos seus aspectos mais banais. 

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Investigar com crianças na formação inicial em educação e capacitação na primeira infância

Na próxima semana realizam-se duas provas em Ciências da Educação sobre investigação com crianças na formação inicial em educação e sobre capacitação na primeira infância: no dia 23 de Setembro realiza-se na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) uma prova de mestrado em Ciências da Educação com especialização em Análise e Intervenção em Educação dedicada ao tema "Sou capaz: a auto-eficácia no pré-escolar", desenvolvida por Luís Miguel Gaspar da Costa. No dia 27 de Setembro realiza-se na Universidade de Aveiro uma prova de doutoramento em Ciências da Educação dedicada ao tema "Investigar com crianças na formação inicial em educação de infância", desenvolvida por Ofélia Dias Libório.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Aquela nuvem e outras

Imagem do livro Aquela nuvem e outras (Quasi
Edições, 2007), com poemas de Eugénio de Andrade e

ilustração de Joana Quental. Na capa, o gato maltês
o que "anda no jardim/ à roda do pudim"
ou a "a correr atrás/ da franga pedrês".




















Canção de Leonoreta

Borboleta, borboleta
flor do ar,
onde vais que me não levas?
Onde vais tu, Leonoreta?

Vou ao rio, e tenho pressa,
não te ponhas no caminho.
Vou ver o jacarandá,
que deve estar florido.

Leonoreta, Leonoreta,
que me não levas contigo...


Aquela nuvem

- É tão bom ser nuvem,
Ter um corpo leve
e passar, passar.

- Leva-me contigo.
Quero ver Granada.
Quero ver o mar.

- Granada é longe,
o mar é distante,
não podes voar.

- Para que te serve
ser nuvem, se não
me podes levar?

- Serve para te ver.
E passar, passar.

 Eugénio de Andrade (1923-2005)
in Aquela nuvem e outras, Vila Nova de Famalicão: Quasi Edições, 2005

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

XI Palavras Andarilhas em Beja

Imagem do cartaz do décimo primeiro encontro
de Palavras Andarilhas organizado em Beja de 16 a
18 de Setembro de 2010. Ilustração de um "p" de

palavras, pés, pulos, passos.
De 16 a 18 de Setembro de 2010 apresentam-se em Beja as Palavras Andarilhas, que reúnem escritores, leitores e contadores de histórias de diferentes origens e países. Sessões de contos, exposições, tertúlias, festival de narração, encontros com autores são algumas das actividades a decorrer neste encontro, que conta ainda com oficinas sobre animação da leitura e promoção do livro, o corpo, a voz e a escuta, poesia, jogos e sentidos das palavras.

Este ano as Palavras Andarilhas comemoram os quarenta anos de obra literária de António Torrado, escritor, pedagogo, autor de poesia, contos, romance e teatro para crianças e jovens: A Chave do Castelo Azul (1969), A Nuvem e o Caracol (1971), O Veado Florido (1972), O Rato que Rói (1974), O Jardim Zoológico em Casa (1975), Hoje Há Palhaços (com Maria Alberta Menéres, 1977), Joaninha à Janela (1977), História Com Grilo Dentro (1979), História em Ponto de Contar (com Maria Alberta Menéres, 1984), Devagar ou a Correr (1987), Da Rua do Contador para a Rua do Ouvidor (1990), Ler, Ouvir e Contar (2002), Verdes São os Campos (2002), Corre, Corre, Cabacinha (2007), entre muitos outros.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Autismo e Inclusão

Nos próximos dias 9 e 10 de Setembro de 2010 a Associação Portuguesa para as Perturbações do Autismo e Desenvolvimento (APPAD-Lisboa) organiza em Algés as jornadas de formação "Autismo e Inclusão". Necessidades educativas especiais, ensino e aprendizagem com alunos com perturbações do espectro do autismo, investigação e metodologias de intervenção no autismo são algumas das questões em debate no presente encontro, que conta com sessões de partilha de experiências e projectos em diferentes agrupamentos escolares.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Meu pequeno irmão da lua

Filme Mon petit frère de la lune (versão francesa)



Descrição: curta-metragem de animação realizada em 2007 por Frédéric Philibert, Mon petit frère de la lune (Meu pequeno irmão da lua) apresenta-nos o olhar de uma criança sobre o seu irmão mais novo, diagnosticado com autismo.

Mais informação disponível no sítio Ponte Margem - Centro de Recursos Anti-discriminação.