segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Tenho 5 anos

Imagem do livro Da girafa à pulga de areia (Edições
Eterogémeas, 2009), de Ana Vicente (texto) e Madalena
Matoso (ilustração). Na capa, a girafa verde que podia
ser "amarela às pintas pretas".





















Tenho 5 anos
já sei pintar
vejo uma borboleta vermelha
contra o roxo do mar
vejo as árvores amarelas
contra o azul da terra
vejo um gato verde que
não sabe miar
vejo que está
tudo certo
Ana Vicente, "Tenho 5 anos" in Da girafa à pulga de areia
Porto: Edições Eterogémeas, 2009, p. 13.

Passa a outro e não ao mesmo: um abraço grátis

Imagem da capa do livro Um Vôo
Brechtiano
(Editora Perspectiva,
1992), organizado por Ingrid
Dormine Koudela.
Entre uns livros escolhidos na Livraria Trama na semana passada vinha Um Vôo Brechtiano, organizado por Ingrid Dormien Koudela. Uma frase e depois outra prenderam a atenção e já não foi possível deixá-lo por lá. Por causa dos sobre-voos? Também. Na hora de fazer contas ofereceram-me este voo, assim de surpresa, uma vez sem exemplo. Bela prenda.

Dois dias depois, ao passar numa movimentada rua de Lisboa, uma menina adolescente parou à minha frente para oferecer "um abraço grátis". Ainda não tinha ouvido falar desta corrente de abraços que anda a percorrer cidades pelo mundo e mostrei-me por isso muito surpreendida. Soube bem o abraço.

E o que tem isto a ver com sobre-voos e necessidades especiais na infância?

«(...) Havia muito canto, as falas precisavam ser claras, portanto não poderíamos deixar de trabalhar a voz dos atores. O tempo era curto. Coube-nos a tarefa de propor alguns exercícios. Para melhorar a emissão e projeção da voz e reforçá-la em toda a sua extensão, fizemos exercícios de escalas ascendentes e descendentes em várias alturas e intensidades, usando as sílabas mi-lá-dó. Trabalhamos várias sequências de três sons. Para melhorar a articulação usávamos frases curtas que privilegiassem fonemas básicos na nossa fala, por exemplo: "A madrasta falava da sacada da casa da praça". Durante os exercícios observava-se o uso da respiração e a preparação geral do corpo para falar ou cantar. Mais alguns pequenos textos que foram trabalhados:

Pára-me de repente o pensamento
Como se de repente sossegado
Parasse-me todo o movimento.


Tatu Tauató
Tatuetê Tai
Tem Tanto Tatu
Não Tem Tatui.


(...)

O sonho atávico de voar, que atinge todo ser humano, apossou-se dos atores, a ponto de sonharem realmente com vôo. Sonho - real. É sonho sobre sonho. (...)»

Socorro Santiago, "O protocolo: instrumento de trabalho de Bertolt Brecht,
um recurso metodológico" in Um Vôo Brechtiano,
São Paulo: Editora Perspectiva, 1992, pp. 108-111.

Um abraço à Trama, bom 2011.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Enriquecimento conceptual e lexical, leitura e interculturalidade

Hoje realiza-se na Escola Superior de Educação de Lisboa uma prova de mestrado dedicada ao tema "Programa Estruturado de Enriquecimento Conceptual e Lexical", por Elisabete Maria Raminhos Delgado Machado. No Porto realiza-se na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti uma prova do Mestrado em Ciências da Educação com especialização em Animação da Leitura dedicada ao tema "Leitura e educação intercultural – janelas para o outro", por Maria de Fátima de Sousa Alves.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A leitura e a escrita em crianças com trissomia 21

No próximo dia 7 de Janeiro de 2011 realiza-se na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, no Porto, uma prova de Mestrado em Ciências da Educação com especialização em Educação Especial dedicada ao tema "A leitura e a escrita em crianças com trissomia 21", por Cristina Rosa Martins Maia.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Adaptação parental ao nascimento de uma criança com trissomia 21: determinantes psicológicos e sociais

Realiza-se amanhã, dia 17 de Dezembro, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) uma prova de Mestrado em Temas de Psicologia com especialização de Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança dedicada ao tema "Adaptação parental ao nascimento de uma criança com trissomia 21: determinantes psicológicos e sociais", desenvolvida por Ana Rita Peixoto Coelho Pereira.

Políticas de inclusão no projecto educativo, construção da inclusão por e para crianças

No âmbito das actividades de formação da Universidade de Aveiro nos dias 16 e 20 de Dezembro realizam-se as provas de Mestrado em Ciências da Educação: "Políticas de inclusão/educação especial no projecto educativo", por Sérgio Nuno Marques Rodrigues, e "O recreio das diferenças: construção da inclusão por e para crianças", por Ana Paula da Mota Saraiva de Sousa.

Biblioteca escolar, promoção da literacia, leitura partilhada entre o jardim-de-infância e a família

Na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, no Porto, em Dezembro apresentam-se trabalhos de projecto no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação com especialização em Animação da Leitura: "Professor bibliotecário: um facilitador de aprendizagem" por Isabel Maria Morais Fernandes Barroso, "A biblioteca escolar e a promoção da literacia – práticas pedagógicas ao serviço da formação de utilizadores de bibliotecas" por Elisabete Barros da Silva Maia, "Leitura partilhada entre o jardim-de-infância e a família – um projecto de intervenção" por Maria Manuela de Matos Alves de Sá dos Santos e "A biblioteca escolar: dinamizar, motivar para a leitura" por Carla Isabel Santa Marta Bastos.

A leitura pública na I República

Imagem do convite do lançamento do livro A Leitura
Pública na I República
que se realiza no dia 16 de
Dezembro de 2010 na Biblioteca Municipal Camões.
Fotografia a preto e branco da primeira biblioteca ao ar livre
(Jardim da Estrela, Verão de 1922) sobre fundo azul.
No dia 16 de Dezembro realiza-se na Biblioteca Municipal Camões, em Lisboa, uma sessão de apresentação do livro A Leitura Pública na I República de Daniel Melo, investigador do Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa (CHC-UNL). O livro será apresentado por Henrique Barreto Nunes, vice-presidente do Conselho Cultural da Universidade do Minho e ex-director da Biblioteca Pública de Braga, e por João Luís Lisboa, director do Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa, onde coordena um grupo de investigação sobre Livro e Leitura. Sobre esta perspectiva histórica da leitura pública em Portugal podemos ler:

«O presente livro é um estudo sobre os mundos da leitura durante a I República, procurando surpreender continuidades, rupturas e transformações face à era precedente. Nele analisa-se o lugar das orientações republicanas e doutras correntes para as áreas educativa e cultural, bem como projectos de peritos para o sector das bibliotecas. Abordam-se ainda o quadro e resultados da política bibliotecária e o contributo da sociedade civil organizada. A parte final demanda os gostos dos leitores e as principais tendências de leitura em certos tipos de bibliotecas (móveis, municipais, operárias, etc.), além de focar a edição popularizada, o papel da imprensa e os novos públicos.»

Mais informação no sítio do Centro de História da Cultura e no sítio das Bibliotecas Municipais de Lisboa.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Ludoteca para pais e filhos: um recurso social e familiar

Amanhã, dia 16 de Dezembro, realiza-se na Universidade de Aveiro uma prova de mestrado em Ciências da Educação dedicada ao tema "Ludoteca para pais e filhos: um recurso social e familiar", por Ana Sofia Lopes Espanha.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Literacia associada à actividade expressiva e lúdica

No âmbito das actividades do Mestrado em Didáctica da Língua Portuguesa da Escola Superior de Educação de Lisboa em Dezembro de 2010 continua o ciclo de seminários sobre literacia. Processos cognitivos e linguísticos, compreensão leitora, expressividade e ludicidade são algumas das questões em debate ao longo do presente ciclo. A próxima sessão realiza-se no dia 16 de Dezembro e será dedicada ao tema "Literacia associada à actividade expressiva e lúdica", com Ana Pessanha, professora da Escola Almeida Garrett.

Educação inclusiva: concepções e práticas

No dia 15 de Dezembro de 2010 realiza-se em Évora o II Seminário Internacional "Educação Inclusiva: Concepções e Práticas", organizado pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP) da Universidade de Évora. Avaliação e intervenção inclusivas, práticas inclusivas em contexto de sala de aula, ultrapassar barreiras e histórias da ciência acessíveis na perspectiva da educação inclusiva são algumas das questões em debate.

Necessidades educativas especiais: inclusão e relação escola-família

No dia 14 de Dezembro realiza-se na Escola Superior de Educação de Lisboa uma prova de mestrado dedicada ao tema "Necessidades educativas especiais: inclusão e relação escola-família", por Regina Cláudia Dinis Coelho.

No mesmo dia realiza-se na Universidade de Aveiro uma prova de doutoramento em Ciências da Educação dedicada ao tema "Trajectórias de formação do educador de infância: Brasil e Portugal", por Maria Eugênia Carvalho de la Roca.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Que perspectivas para a intervenção precoce na infância

No próximo dia 10 de Dezembro realiza-se na Escola Superior de Educação de Lisboa uma conferência em torno da questão "Que perspectivas para a intervenção precoce na infância", com Isabel Felgueiras, psicóloga com experiência de trabalho em intervenção precoce, que analisará três questões:
  • Práticas da intervenção precoce em Portugal;
  • Fundamentação da intervenção precoce: diálogo entre ciência, prática e política;
  • Perspectivas para o futuro.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Spoonerismos e a leitura

No próximo dia 10 de Dezembro realiza-se na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) uma prova de Mestrado Integrado em Psicologia com especialização em Psicologia Clínica e da Saúde dedicada ao tema "Spoonerismos e a leitura", por Sandra Raquel Oliveira de Sarmento e Castro.

Spoonerismo é um jogo de palavras que consiste em trocar letras ou sílabas provocando palavras divertidas ou absurdas através da troca de sons. Com origem no nome de William Archibald Spooner (1844-1930), pregador e reitor inglês que foi notado por estes lapsos involuntários durante os seus discursos, o termo passou a designar um tipo de jogo de palavras. Uma vez que envolvem a componente fonológica da linguagem, os spoonerismos podem ser utilizados no diagnóstico e avaliação da dislexia, conforme podemos ler no artigo "Dislexia no 1.º Ciclo. Da actualidade científica às concepções dos professores", de César Lima, Manuela L Cameirão, Laura P. Meireles e Antonella Lucci (1.º Fórum de Jovens Cientistas, Porto: FPCEUP, p. 7).

Questões do quotidiano da educação infantil - área da linguagem, leitura e literatura infantil

No dia 9 de Dezembro realizam-se na Universidade de Aveiro duas palestras sobre educação de infância com professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil): "Questões do quotidiano da educação infantil - área da linguagem, leitura e literatura infantil" por Patrícia Corsino e "Para uma pedagogia da singularidade: o devir-criança na perspectiva nietzchiana" por Miguel Angel de Barreneche.

Oficina de movimento e criatividade para a infância

Imagem do cartaz da Oficina de Movimento e Criatividade
para a Infância, a decorrer de 7 de Outubro a 6 de Janeiro
de 2011 no âmbito do Laboratório de Música e
Comunicação para a Infância (LAMCI) da Universidade
Nova de Lisboa. Desenho com uma menina cantadora
navegante em folha de orvalho no interior de grande flor.
No âmbito das actividades do Laboratório de Música e Comunicação na Infância (LAMCI) do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa (CESEM-UNL) desde Outubro encontra-se a decorrer uma Oficina de Movimento e Criatividade para a Infância orientada por Ana Rebelo, licenciada em Educação Especial e Reabilitação (FMH-UTL) com um mestrado em Psicolinguística (FCSH-UNL) que tem desenvolvido experiência de intervenção na área da psicomotricidade: «Destinado a crianças, as sessões de Movimento e Criatividade para a Infância visam a estimulação do desenvolvimento psicomotor e artístico através da promoção de competências motoras, perceptivas, linguísticas, emocionais e relacionais

Terapia através do brincar, terapia através do drama e do movimento e música de colo são outros cursos a decorrer no âmbito dos Cursos de Música para Crianças 2010/2011.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Literatura infantil e mundo globalizado

No próximo dia 29 de Janeiro de 2011 realiza-se no Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga, um colóquio internacional dedicado ao tema "Literatura infantil e mundo globalizado", organizado pelo Centro de Investigação em Formação de Profissionais de Educação da Criança (CIFPEC) e pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP) com o apoio do Observatório de Literatura Infantil (OBLIJ) e da Rede Temática de Literaturas Infantiles y Juveniles en el Marco Ibérico (LIJMI).

Representações de identidade e de alteridade, centro e margens na literatura infantil, voz e poder na literatura infantil, lugar da literatura infantil face aos sistemas ideológicos e filosóficos, novas tecnologias e imaginário globalizado na literatura de potencial recepção leitora infantil são alguns dos temas previstos, a comissão organizadora convida à apresentação de propostas de comunicação até 15 de Dezembro próximo.

A mediação na construção de uma identidade de direitos da infância: representações jornalísticas de crianças e adolescentes em Portugal e no Brasil

Hoje realiza-se na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) uma prova de doutoramento em Ciências da Comunicação com especialização em Comunicação e Ciências Sociais dedicada ao tema "A Mediação na Construção de uma Identidade de Direitos da Infância: Representações Jornalísticas de Crianças e Adolescentes em Portugal e no Brasil", por Lídia Soraya Barreto Marôpo.

Inserção profissional de docentes (ou ex-docentes) portadores de deficiência

No dia 6 de Dezembro de 2010 realiza-se na Escola Superior de Educação de Lisboa uma prova de Mestrado dedicada ao tema "Inserção Profissional de Docentes (ou ex-docentes) Portadores de Deficiência", desenvolvida por Maria Isabel Mota Ferreira Camalhão.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Problemas de aprendizagem e de comportamento

No dia 3 de Dezembro de 2010 realiza-se no Porto um simpósio dedicado ao tema "Problemas de Aprendizagem e de Comportamento", uma iniciativa organizada pelo Departamento de Formação em Educação Especial por ocasião da celebração do 20.º aniversário da Formação Especializada em Educação Especial da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti (ESEPF). Dificuldades de aprendizagem específica, dislexia e formação de professores, factores influentes na expressão plástica e artística de alunos sobredotados são questões em debate no presente encontro.

No âmbito da celebração do 20.º aniversário da Formação Especializada em Educação Especial da ESEPF prevê-se a realização de mais dois simpósios dedicados a temas da educação inclusiva: "Problemas Cognitivos e Motores" e "Problemas Sensoriais".

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Literacia em contextos pré-escolares inclusivos, emoções, teoria da mente e aceitação pelos pares na idade pré-escolar

No próximo dia 3 de Dezembro de 2010 realiza-se na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto uma prova de doutoramento em Psicologia dedicada ao tema "Literacia e qualidade em contextos pré-escolares inclusivos" por Ana Madalena de Almeida Vieira Gamelas. No mesmo dia realiza-se uma prova de mestrado Integrado de Psicologia com especialização em Intervenção Psicológica, Educação e Desenvolvimento Humano dedicada ao tema "Conhecimento emocional, teoria da mente e aceitação pelos pares na idade pré-escolar" por Maria Luísa da Silva Rosas Martins.