Logótipo do Encontro de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Representação gráfica da abreviatura "Li" preenchida e negro sobre fundo amarelo. |
Cognição, compreensão leitora, dislexia no 1.º Ciclo do Ensino Básico, aprendizagens em espaços digitais, narrativas gráficas e digitais são algumas das questões em debate no presente encontro.
Algumas comunicações:
- "Metacognição e compreensão de textos: o papel da tomada de consciência no estabelecimento de inferências", por Alina Galvão Spinillo (Universidade de Pernambuco).
- "Estratégias de monitorização da compreensão leitora", por Cristina Vieira (Escola Superior de Educação Paula Frassinetti).
- "Avaliação da dislexia em Português europeu. Resultados de um estudo do 1.º Ciclo do Ensino Básico", por Ana Paula Vale (Unidade Dislexia - UTAD), Ana Sucena (ESTS - Instituto Politécnico do Porto), Fernanda Leopoldina Viana (Instituto de Educação - Universidade do Minho) e Inês Correia (Unidade Dislexia - UTAD).
- "As potencialidades pedagógico-didácticas da ilustração nas narrativas para o desenvolvimento da compreensão temporal das crianças", por Maria Glória P. Santos Solé (Instituto de Educação - Universidade do Minho).
- "Dimensões digitais das novas aprendizagens", por Carlos Correia (Universidade Nova de Lisboa)
- "Narrativas digitais", por Nelson Zagalo (Instituto de Ciências Sociais - Universidade do Minho)
- "Estudo comparativo sobre modelos de narração gráfica no livro mudo", por Eva Villar Secanella (Universidade de Zaragoza).
- "Atmosfera poética no álbum para crianças: o legível, o visível e o inefável", por Teresa Mergulhão (Escola Superior de Educação de Portalegre).