domingo, 4 de julho de 2010

Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração

Logótipo do Encontro de Investigação
em Leitura, Literatura Infantil e
Ilustração. Representação gráfica da
abreviatura "Li" preenchida e negro
sobre fundo amarelo.
Nos próximos dias 9 e 10 de Julho de 2010 realiza-se na Universidade do Minho, em Braga, um Encontro de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração, uma iniciativa organizada pelo Centro de Estudos da Criança (CESC) do Instituto da Educação da Universidade do Minho e pela Littera - Associação Portuguesa para a Literacia.

Cognição, compreensão leitora, dislexia no 1.º Ciclo do Ensino Básico, aprendizagens em espaços digitais, narrativas gráficas e digitais são algumas das questões em debate no presente encontro.


Algumas comunicações:
  • "Metacognição e compreensão de textos: o papel da tomada de consciência no estabelecimento de inferências", por Alina Galvão Spinillo (Universidade de Pernambuco).
  • "Estratégias de monitorização da compreensão leitora", por Cristina Vieira (Escola Superior de Educação Paula Frassinetti).
  • "Avaliação da dislexia em Português europeu. Resultados de um estudo do 1.º Ciclo do Ensino Básico", por Ana Paula Vale (Unidade Dislexia - UTAD), Ana Sucena (ESTS - Instituto Politécnico do Porto), Fernanda Leopoldina Viana (Instituto de Educação - Universidade do Minho) e Inês Correia (Unidade Dislexia - UTAD).
  • "As potencialidades pedagógico-didácticas da ilustração nas narrativas para o desenvolvimento da compreensão temporal das crianças", por Maria Glória P. Santos Solé (Instituto de Educação - Universidade do Minho).
  • "Dimensões digitais das novas aprendizagens", por Carlos Correia (Universidade Nova de Lisboa)
  • "Narrativas digitais", por Nelson Zagalo (Instituto de Ciências Sociais - Universidade do Minho)
  • "Estudo comparativo sobre modelos de narração gráfica no livro mudo", por Eva Villar Secanella (Universidade de Zaragoza).
  • "Atmosfera poética no álbum para crianças: o legível, o visível e o inefável", por Teresa Mergulhão (Escola Superior de Educação de Portalegre).
No âmbito do encontro será ainda apresentado um poster dedicado ao tema "Comparação de crianças com dislexia e crianças com progressão normal em leitura em diferentes domínios do conhecimento aritmético", por Ana Rita Silva e Ana Paula Vale  (UTAD).