- Programas de desenvolvimento de linguagem no autismo (5 e 9 de Outubro).
- Estimular a linguagem na criança e desenvolver a consciência fonológica (30 de Outubro).
«A Comunicação é um processo complexo e dinâmico de transferência de informação utilizada pelo indivíduo; É uma necessidade básica e vital e um mecanismo através do qual se desenvolvem as relações humanas. O Homem, enquanto ser social, necessita de interagir, expressar necessidades e sentimentos e partilhar informações e experiências.
Sabendo que a maior parte da população comunica de forma multi-modal, utilizando simultaneamente a fala, os gestos, as expressões faciais, existem porém outras formas de comunicação, tais como desenhos, símbolos ou palavras escritas. Apesar de a fala ser, sem dúvida, a forma mais imediata e comum de expressão, nem todos os indivíduos são capazes de a utilizar para comunicar. Existem perturbações que podem afectar crianças, jovens e adultos de comunicarem naturalmente com os seus pares, nomeadamente, deficiência motora, deficiência mental, autismo, atraso no desenvolvimento da linguagem, afasia, entre outras. As perturbações de comunicação em crianças dificultam o processo de ensino, e o desenvolvimento natural decorrente em qualquer ambiente social, uma vez que as oportunidades para vivenciarem essas situações de aprendizagem estão condicionadas, afectando geralmente a capacidade cognitiva destas crianças. »
Mais informação no sítio da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Leiria.