No âmbito das actividades do projecto de investigação “Educação e Imaginário” em curso no Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho no dia 26 de Novembro realiza-se em Braga um colóquio internacional dedicado ao tema "Educação, Cultura e Imaginário: Recontextualização e Tradição", que assim se apresenta: «Os objectivos que o norteiam são o de pensar hermeneuticamente, numa perspectiva de recontextualização e de tradição, as diversas figuras do Imaginário na sua relação com a educação entendida como escultora do homo viator.»
Organizado em colaboração com o Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física e com o Centro de Investigação em Formação de Profissionais de Educação da Criança (CIFPEC) do Instituto de Educação da Universidade do Minho, o encontro organiza-se em torno de duas mesas-redondas "Educação, Cultura e Imaginário" e "Simbolismo, Arte e Literatura", contando ainda com as conferências "O Emílio de Rousseau: uma metafísica imaginária" por Nanine Charbonnel e "Narrativas de crianças: escolas e imagens simbólicas" por Iduína Mont’Alverne Chaves.
Programa
9h30 – Abertura
10h00 – Conferência Inaugural
Nanine Charbonnel: L’Emile de Rousseau: une Métaphysique Imaginaire
10h45 – Pausa
11h00 – Mesa-redonda: Educação, Cultura e Imaginário
Manuel Barbosa: Educação e Imaginário Intercultural: Recomposição do papel da sociedade civil
Alberto Filipe Araújo e Joaquim Machado de Araújo: Pinóquio - uma leitura simbólica e educacional
Armando Rui Mesquita Guimarães: Sobre o brincar em S. Tomás de Aquino
Maria Cecília Sanchez Teixeira: Educação e Imaginário: a perspectiva de Gilbert Durand
12h00 – Debate
12h30 – Almoço livre
14h30 – Mesa-redonda: Simbolismo, Arte e Literatura
Fernando Azevedo: Globalização e Representação na Literatura Infantil
Maria João Coelho: Bruxas e super-heróis na formação das representações sociais infanto-juvenis
Luís Saraiva: Puer – Senex. Apresentação de múltiplas facetas deste arquétipo de dupla face
Lígia Rocha: O olhar de Gilbert Durand sobre a obra de Lima de Freitas. Contributos para uma hermenêutica simbólica
Horst Bergmeier: Bildungsroman: o grau zero
16h30 – Debate
16h45 – Pausa
17h00 – Conferência de Encerramento
Iduína Mont’Alverne Chaves: Narrativas de crianças: escolas e imagens simbólicas
17h45 – Encerramento