Colóquio Internacional de Literaturas de Língua Portuguesa para Crianças e Jovens, uma iniciativa organizada por Margarida Braga Neves, Beatriz Weigert, Bernardette Capelo Pereira e Carla Ferreira (comissão organizadora) no âmbito das actividades dos grupos de investigação sobre (1) Literatura e Cultura Portuguesas,
(2) Literaturas e Culturas Africanas
e (6) Brasil-Portugal – Cultura, Literatura, Memória do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL).
O colóquio organiza-se em torno de mesas temáticas: escrever para a infância e juventude (com participação de escritores e ilustradores: Manuel António Pina, José Jorge Letria, José Luandino Vieira, José Santos, Danuta Wojciechowska, Alice Vieira, Joel Rufino dos Santos, Juva Batella e Zetho Gonçalves), literaturas de Língua Portuguesa, literatura e ensino. As conferências de abertura serão dedicadas aos temas "Literatura para a infância e juventude em Portugal: das novas tendências ao discurso crítico" por José António Gomes (Escola Superior de Educação do Porto) e "Literatura infanto-juvenil: Portugal e Brasil em diálogo na contemporaneidade" por Maria dos Prazeres S. Mendes (Universidade de São Paulo).
Associadas às actividades do colóquio nos dias 25, 26 e 28 de Outubro realizam-se sessões em escolas cooperantes da Universidade de Lisboa, de 24 a 30 de Outubro realiza-se na FLUL uma feira do livro infanto-juvenil e de 26 a 31 de Outubro encontra-se patente na Biblioteca da FLUL uma exposição de ilustração de Danuta Wojciechowska.