Percursos de mudança de professores de educação especial, adequações curriculares na escola inclusiva, estratégias de ensino em turmas inclusivas no 1.º Ciclo, papel da Educação Visual e Tecnológica na inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no 2.º Ciclo, literacia visual na escola, proposta de intervenção na aprendizagem metalinguística da definição de palavras, projecto Teach-G e o ensino da gramática, diferenciação curricular/pedagógica, qualidade da educação na primeira infância, o espaço do recreio e a actividade do brincar, conflito cognitivo em crianças em idade pré-escolar, abordagem experencial em educação de infância como resposta às dificuldades emocionais, relação entre corporeidade e aprendizagem na educação básica, diálogo entre olhares disciplinares em torno de um livro infantil, desenvolvimento musical das crianças, oportunidades e motivações na educação musical nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, direitos das crianças, cidadania na infância e participação, competências de tomada de decisão das crianças na escola, investigação participativa e construção de formas renovadas de conhecimento sobre e com as crianças, o professor de educação infantil, a escuta e a participação das crianças são algumas das questões em debate no programa do presente encontro.
Apresentação
«A quinta edição do Encontro do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais – CIED pretende debater a educação no sentido amplo, como forma de intervenção social e comunitária, em múltiplos contextos, com diversas expressões e actores.
A partir de uma análise reflexiva e prospectiva, pretende-se aprofundar o debate em torno de questões fundamentais da educação.
O Encontro destina-se a professores, educadores, técnicos de intervenção social e comunitária, dirigentes associativos, estudantes de pós-graduação e cidadãos interessados nos desafios da educação.
O programa do Encontro desenvolve-se em 2 sessões plenárias, cujos debates serão suscitados pelas intervenções de oradores/as convidados/as, e por sessões abertas à apresentação de comunicações.
Objectivos
- Promover apresentação de trabalhos científicos no âmbito educativo, estimulando o debate sobre as questões actuais que afectam os múltiplos contextos de educação;
- Estimular a formação de parcerias científicas entre Investigadores e Educadores;
- Promover o debate sobre práticas suportadas em evidências empíricas.»