No dia 19 de Maio realiza-se na Universidade de Évora uma Conferência Internacional em Formação Inclusiva, uma iniciativa organizada por Luísa Grácio, Adelinda Candeias, Cristina Rosário, Elisa Chaleta, Isabel Fialho, Marília Cid, Maria José Saragoça e Vítor Cruz (comissão organizadora) no âmbito das actividades do projecto de investigação "DISTINC - Developing na In-Service Training for Inclusive Classroom Pratices" e do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE). Práticas inclusivas em sala de aula, dificuldades de leitura e escrita iniciais e dificuldades na fluência e na compreensão da leitura são alguns dos temas em debate.
Apresentação
«Durante as últimas décadas, surgiu um movimento mundial para a educação inclusiva com o objectivo de dar oportunidades educativas para que todas as crianças alcancem o máximo do seu potencial académico, emocional, social e físico. Entre diversos factores que fazem com que muitos alunos abandonem o sistema educativo ou tenham insucesso escolar incluem-se as dificuldades de aprendizagem. Para prevenir que tal aconteça é crucial que os professores estejam preparados para usar métodos, estratégias e técnicas eficazes em práticas inclusivas.
No âmbito do DISTINC (Developing na In-Service Training for Inclusive Classroom Pratices, 510072-LLP-1-2010-1-TR-COMENIUS-CMP), promove-se esta conferência com a participação de especialistas internacionais e nacionais, com o objectivo de dar a conhecer o Projecto e o programa de formação contínua construído para professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. As temáticas abordadas contemplam:
• Práticas Inclusivas em Sala de Aula.
• Comportamentos Desafiantes.
• Dificuldades de Leitura e Escrita.»
Programa
09h00 - Recepção aos Participantes
09h30 - Apresentação do Projeto DISTINC
Tamer Atabarut, Universidade de Bogazigi, Istambul, Turquia
Práticas Inclusivas em Sala de Aula
Hande Sart, Universidade de Bogazigi, Istambul, Turquia & Jo Leeber, Universidade de Antuérpia, Bélgica
11h30 - Comportamentos Desafiantes
Luísa Grácio, Universidade de Évora
Dificuldades na Leitura e Escrita iniciais e Dificuldades na Fluência e na Compreensão da Leitura
Nalan Babür, Universidade de Bogazigi, Istambul, Turquia & Cristina Rosário, CIEP-UÉ
12h30 - Entrega dos Certificados de Formadores aos Professores Portugueses que realizaram a formação em "Práticas Inclusivas"
Luísa Grácio, Uuniversidade de Évora & Tamer Atabarut, Universidade de Bogazigi
13h00 - Sessão de Encerramento