Imagem do cartaz da conferência "Os pares e a cultura popular: a arte como processo social na infância" com Christine Marmé Thompson que se realiza no dia 30 de Maio de 2012 na Universidade do Minho. |
Conferência
Os pares e a cultura popular: a arte como processo social na infância
«Cada desenho é uma linha de fuga para uma criança pequena, uma invenção, um desvio, uma surpresa, uma improvisação. Eles "começam em qualquer lado"; espraiam-se por rotas labirínticas, criando narrativas que conduzem ao preenchimento da página, à continuação de histórias através de outros meios, à criação de séries nas quais se entretecem múltiplas modalidades, palavras e gestos, efeitos sonoros e marcas. As histórias desenvolvem-se. Finalmente, a criança apresenta o seu desenho para ser fotografado e volta a contar a história, embelezando-a à medida que avança, imaginando um espectáculo contínuo que continua a materializar-se muito depois da imagem na página desenhada ter sido dada por completa. Esta apresentação é influenciada pela cultura popular e pela interacção com os pares nos processos sociais de criação artística em contexto de sala de aula, onde a criança chega com bocados de mundo colados ao corpo e colabora na reconstrução desses materiais nos espaços onde se envolve em experiências de pensamento, apenas parcialmente capturadas sobre a página.»
Workshop
Estar lá: aprender com as crianças em contextos de criação artística
«Este workshop envolverá os participantes na exploração dos significados dos desenhos das crianças e do desenhar das crianças, uma distinção feita por Philip Pearson (2001) nos seus trabalhos sobre o desenho das crianças enquanto prática social. Exemplos de crianças pequenas desenhando temas da sua própria escolha em livros de rascunho serão apresentados como imagens mudas ou resíduos processuais, e acompanhados de histórias, descrições, e excertos de diálogo, bem como de gravações vídeo. Estas formas de recolha de dados ajudarão a considerar, através de várias perspectivas qualitativas, as diferentes camadas de informação que são disponibilizadas aos investigadores e, mais importante, a analisar também as interpretações das crianças e o lugar da arte nas suas vidas. Este workshop sublinhará o papel do investigador como participante e co-construtor dos momentos de desenho, alguém cuja presença é dedicada a "estar lá" no momento em que a performance ocorre, e a partilhar esta experiência tão vividamente quanto possível em relatos escritos subsequentes.»
Sobre Christine Marmé Thompson
«Christine Marmé Thompson é Professora na Escola de Artes Visuais da Pennsylvania State University. Doutorou-se em Educação Visual na Universidade de Iowa em 1985 e leccionou na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign entre 1985 e 2001. A sua pesquisa incide na cultura da infância e na aprendizagem da arte, com ênfase nos diálogos que envolvem os momentos de criação artística infantil nos contextos educacionais das crianças pequenas. As publicações da Professora Thompson encontram-se em revistas nacionais (dos EUA) e internacionais sobre arte e educação infantil e em numerosas colecções. Foi conferencista principal em congressos sobre arte infantil em Taiwan, Finlandia e EUA. É co-editora, com Liora Bresler, de The Arts in Children's Lives: Contex, Culture na Curriculum (2002), publicado pela Kluwer Academi Press e editora de The Visual Arts and Early Childhood Learning (1995), publicado pela National Art Education Association (NAEA) dos EUA. Neste momento é co-editora da revista The International Journal of Education and the Arts, e revisora de Visual Arts Research. A Prof. Thompson foi presidente do Seminar for Research in Art Education entre 2003 e 2005 e da associação Early Childhood Art Educators entre 2008 e 2010. Membro do Council for Policy Studies in Art Education, a Prof. Thompson recebeu os prémios Mary Rouse Award (1995) e June King McFee Award (2005) da Women's Caucus da NAEA e o Marylin Zurmuehlen Award (1994) do Seminar for Research in Art Education.»