Imagem do cartaz do Li2012 - Encontro de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração que se realiza nos dias 22 e 23 de Junho de 2012 no Instituto de Educação da Universidade do Minho. |
Leitura e desenvolvimento da competência textual, concepções e práticas de leitura de professores de português, ensino da leitura no 1.º ciclo do Ensino Básico, vocabulário e consciência fonológica na aquisição da leitura, antologias poéticas para a infância, narrativa gráfica e desenvolvimento da competência leitora multimodal, o livro para a infância na idade dos media interactivos, uso das tecnologias de informação e comunicação na melhoria da compreensão leitora, contributo da biblioteca escolar na promoção da leitura, reconhecimento de palavras no 1º Ciclo de Ensino Básico, percurso escolar de alunos disléxicos, dislexia e problemas no desenvolvimento, compreensão leitora em crianças com Síndrome de Asperger são algumas das questões em debate no presente encontro.
Apresentação
«Os Encontros de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração decorreram de 1999 até 2002 com uma periodicidade anual passando, a partir desta data, a decorrer apenas de 2 em 2 anos, privilegiando-se, em cada ano, uma área temática. Em 2012 a área temática a privilegiar é a da Leitura (Avaliação, Ensino, Dificuldades).
Estes Encontros têm como objetivos dar a conhecer e divulgar a investigação que se produz nestas áreas, bem como refletir sobre as práticas docentes que se realizam nas instituições de ensino superior, e têm reunido na Universidade do Minho, em Braga, um grande número de investigadores do país e do estrangeiro, docentes que lecionam na formação de professores, bem como docentes de vários níveis de ensino.
Pretendemos que os Encontros Li - expressão abreviada que entrou já no vocabulário dos seus participantes - continuem a ser um amplo espaço de divulgação, debate e confronto de ideias, e alfobre de investigação interdisciplinar.
Para além de Conferências e Comunicações livres, haverá duas workshops e 4 sessões de pósteres.»
Programa
22 de Junho de 2012
8h30 - Abertura do secretariado
9h00 - Sessão de Abertura
Reitor da Universidade do Minho
Presidente do I.E.
Presidente do Centro de Investigação em Estudos da Criança
Presidente da Comissão Organizadora
09h30 - Conferência
Moderadora: Ana Paula Vale – UTAD
A validação da Escala de Avaliação de Competência de Leitura de Alunos pelo Professor – EACOL
Ângela M. V. Pinheiro – Universidade Federal de Minas Gerais
11h00 - Mesa 1 – LEITURA
Moderadora: Fernanda Leopoldina Viana, IE - Universidade do Minho
Catarina Frade Mangas, E.S.E.C.S , I. Politécnico de Leiria
Ler: um quebra-cabeças (também) no ensino superior
Inmaculada Escudero Domínguez, Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED)
El uso de las TICs en la mejora de la comprensión lectora en el aula de Primaria
Otília Costa e Sousa, E.S.E e CIED – I. Politécnico de Lisboa
Angélica Sepúlveda, GREL - Universidade de Barcelona
Ana Correia, CIED - I. Politécnico de Lisboa
Manuela Lourenço, CIED - I. Politécnico de Lisboa
Leitura, literatura e desenvolvimento da competência textual
Ângela Vieira Pinheiro e Anna Edith Bellico da Costa, Universidade Federal de Minas Gerais
Os passos da construção da Escala de Avaliação de Competência de Leitura de Alunos pelo Professor – EACOL
Intervalo para almoço
14h30 - Discussão de Pósteres
15h00 - Conferência
Moderadora: Fernanda Leopoldina Viana, IE – Universidade do Minho
La comprensión de la lectura y su evaluación. La prueba ECOMPLEC.
José António Léon – Universidade Autónoma de Madrid
16h00 - Mesa 2 – LITERATURA E ILUSTRAÇÃO
Moderadora: Eduarda Coquet, CIE - Universidade do Minho
Sara Reis da Silva, IE - Universidade do Minho
As antologias poéticas para a infância: “velhos” e “novos” versos juntos
Anabela de Oliveira Figueiredo, Agrupamento de Escolas de Penacova
As Guardas, uma dupla leitura?
Eva Villar Secanella, Universidad de Zaragoza
Recorrido transhistórico: de la narración oral a la expresión audiovisual
Mª Conceição Tomé, Bolseira FCT – Universidade Aberta
Glória Bastos, Universidade Aberta
Leitura(s) na adolescência e a formação do leitor literário: missão (quase) impossível?
Maria Fernanda Antunes, E.S.E. – I. Politécnico de Coimbra
Tipografia para a infância
16h00 - Mesa 3 – LEITURA
Moderadora: Otília Costa e Sousa, CIED - I. P. Lisboa
Cláudia Paes de Barros e Otília Costa e Sousa, CIED - I. Politécnico de Lisboa
Conceções e práticas de leitura de professores de português
Anabela O. D. Cruz Carvalho, FPCE - Universidade de Coimbra
Maria Isabel Ferraz Festas, FPCE - Universidade de Coimbra
Marcelino A. Martins Pereira, FPCE - Universidade de Coimbra
Preditores da aprendizagem da leitura: um estudo longitudinal do Jardim de Infância ao final do 1º ano de escolaridade
Manuela L. Cameirão, FPCE – Universidade do Porto
Selene G. Vicente, FPCE – Universidade do Porto
Ana P. Vale, CIFOF–U. Trás-os –Montes e A. Douro
Papéis diferenciados do vocabulário e da consciência fonológica na aquisição da leitura
Vitor Cruz, F.M.H. - Universidade Técnica Lisboa
TAPF - Teste de Avaliação do Processamento Fonológico
23 de Junho de 2012
09h00 - Mesa 4 – LEITURA
Moderador: João Lopes, EP – Universidade do Minho
Célia R. Oliveira – Universidade Lusófona
João A. Lopes – EP, Univ. Minho
M. Gabriela Velasquez, Ag. Escolas Francisco Torrinha – Porto
Leandro S. Almeida – IE, Univ. Minho
Louise Spear-Swerling - Southern Connecticut University
Ensino da leitura no 1º ciclo do Ensino Básico: Conhecimento percebido dos professores em função da experiência profissional e formação específica estimada
Mª. Gabriela Velasquez - Ag. Escolas Francisco Torrinha – Porto
João A. Lopes - EP, Univ Minho
Célia R. Oliveira – Universidade Lusófona
Leandro S. Almeida - IE, Univ. Minho
Louise Spear-Swerling - Southern Connecticut University
Ensino da leitura no 1º ciclo do Ensino Básico: Impacto da experiência profissional e da formação específica em leitura no conhecimento disciplinar dos docentes
Paula Cristina Ferreira, ESECS – I. Politécnico de Leiria
Método Fonografema: um percurso literácito para aprendizagem da lectoescrita
09h00 - Mesa 5 – LEITURA Moderadora:
Cristina Vieira, E.S.E. Paula Frassinetti
Patrícia Pinto, Câmara Municipal de Matosinhos
João Lopes, EP – Universidade do Minho
Experiências literácitas na educação pré-escolar e desempenho na leitura no 1.º e 2.º anos de escolaridade
Eveline Bonki e Tania Moron Braga - Universidade Estadual Paulista (BR)
Jaima Pinheiro Oliveira - Universidade Estadual do Centro Oeste Paraná (BR)
Desempenho de escolares rurais em narrativas escritas e possíveis relações com variáveis de perfil
Ana Sucena - ESTS - I. Politécnico do Porto
Joana Cruz , Marta Almeida, Joana Amaral, Liliana Monteiro, Cristiana Ferreira, Ana Macedo, Patrícia Constante, Paula Barros, Elisa Lopes e Patrícia Pinto, Câmara Municipal de Matosinhos
Influência de Variáveis Sócio-Demográficas na Aprendizagem da Leitura: um Estudo Transversal no Concelho de Matosinhos
Iolanda Ribeiro, EP, CIPSI - Universidade do Minho
Fernanda L Viana, IE, CIEC – Universidade do Minho
Irene Cadime, CIEC – Universidade do Minho
Sandra Santos, CIPSI – Universidade do Minho
Equalização vertical de uma prova de compreensão da leitura de textos informativos
10h30 – Conferência
Moderadora: Marta Martins, ESE Paula Frassinetti
La narrativa gráfica: claves para el desarrollo de la competencia lectora multimodal
José Manuel Amo Sánchez-Fortún - Universidade de Almeria
11h30 - Mesa 6 – LITERATURA
Moderadora: Mª Lourdes Dionísio, IE - Universidade do Minho
Marta Martins – ESE Paula Frassinetti
Ser feliz, já! Livros de autoajuda para crianças: entre a Literatura e a Psicopedagogia
Adriana Baptista, ESE e ESMAE – I. Politécnico do Porto
A leitura de textos híbridos
Ana Lúcia Pinto, CIEC - Universidade do Minho
Nelson Zagalo, ICS – Universidade do Minho
Eduarda Coquet, CIEC – Universidade do Minho
Pedra, papel ou digital: o livro para a infância na idade dos media interativos
Elvira Luengo Gascón, Universidade de Zaragoza
Identidad y género en Ana María Machado: Reconocimiento, etnicidad y visibilidad
14h00 - Discussão de Pósteres
14h30 - Conferência
Moderadora: Iolanda Ribeiro, EP - Universidade do Minho
Las interrelaciones entre lectura y escritura en la enseñanza de la lengua en los niveles superiores de primaria y en secundaria
Anna Camps – Universidade de Barcelona
15h30 - Mesa 7 – LITERATURA
Moderador: Rui Ramos, IE – Universidade do Minho
Keila Vieira, Estud. Doutoram. Universidade Coimbra
Sonhos, cantigas e sertão em fragmentos obscuros ou como ler Rachel de Queiroz
Glória Solé, IE, CIEd - Universidade do Minho
A Primeira República na literatura infanto-juvenil: a ficção histórica na construção do pensamento histórico
Ana Cláudia Sousa e Arcângela Carvalho Sousa, ESE Almeida Garrett - Lisboa
Leitura do Mundo: uma viagem pelos cinco continentes
Isabel M. Martins e José V. Saro, U. Portucalense
O contributo da Biblioteca Escolar na promoção da leitura em articulação com os novos programas de Português: perspetivas e desafios
Rosângela Divina, Bolseira FCT – Universidade de Coimbra
Vou invadir sua aula”: humor e política em Charges e Histórias em quadrinhos, leituras possíveis
Rui Veloso e Leonor Riscado, E.S.E. - I. Politécnico de Coimbra
Leitura e Literatura infantil
15h30 - Mesa 8 – LEITURA
Moderadora: Ana Sucena, ESTS – I. P. Porto
Cristina Vieira Silva, E.S.E. Paula Frassinetti – Porto
Animador de leitura, um novo perfil docente
Séli Chaves-Sousa – EP, U. Minho
Fernanda L Viana – IE, U. Minho
Iolanda Ribeiro – EP, U. Minho
Sandra Santos – EP, U. Minho
Irene Cadime – CIEC, U. Minho
Ana Paula Vale – CIFOP - UTAD
Reconhecimento de Palavras no 1º Ciclo de Ensino Básico: impacto das características psicolinguísticas das palavras e do ano escolar e sexo dos alunos
Cláudia C. Coelho A. Esc. Silgueiros, Viseu
Célia Ribeiro U. Católica Portuguesa
Anabela C Carvalho A.Esc. Infante D. Henrique, Viseu
O Percurso Escolar de Alunos Disléxicos
Iolanda Anunciação - FPCEUP
Teresa Leal - FPCE - U. do Porto
A compreensão leitora em crianças com Síndrome de Asperger – Estudo de caso
José Sousa - Dep. E. P. - UTAD
Ana Paula Vale - CIFOP – UTAD
Dislexia: atraso ou desvio no desenvolvimento
17h30 – Sessão de Encerramento