sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Psicomotricidade na deficiência visual (0-6 anos)

Imagem do folheto do III Curso
Psicomotricidade na Deficiência
Visual que se realiza no dia 27 de
Novembro em Coimbra. Desenho
colorido de um menino que brinca
com um camião vermelho e azul.
No próximo dia 27 de Novembro de 2010 a Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) organiza em Coimbra o III Curso sobre Psicomotricidade na Deficiência Visual. O curso assume como principais objectivos: conhecer as características gerais do desenvolvimento motor nas crianças dos 0 aos 6 anos, compreender a relação entre desenvolvimento motor e visão, adquirir noções práticas sobre prevenção e redução de danos psicomotores em crianças com deficiência visual.

Abordagem histórica, enquadramento e elementos básicos da psicomotricidade, desenvolvimento motor da criança com deficiência visual nos primeiros anos de vida e aspectos diferenciais no desenvolvimento da criança com deficiência visual são algumas das questões abordadas no curso. No texto de apresentação sobre a abordagem da psicomotricidade podemos ler:

«Observemos uma criança de dois anos que brinca com um jogo de ovos que se encaixam uns nos outros.
A criança segura  o ovo e sente-o com as mãos, com a boca. Sente que esse objecto é duro, liso e de forma arredondada.
A criança olha para o ovo e confirma as impressões tácteis: não existem pontas nem arestas; o objecto não muda de forma quando tocado; é colorido.
A criança atira-o para o chão: ouve o barulho da queda do objecto, vê-o rolar.
A criança apanha o ovo, roda-o em todos os sentidos... Eis que o ovo se abre e um ovo menor sai de lá de dentro... Aproxima as duas partes e quase prende os dedos... algumas manipulações levam-na a descobrir que o ovo é composto por duas partes que ela pode aproximar ou afastar. Além disso o conjunto dessas duas partes pode conter um objecto menor: um outro ovo... Afinal de contas, aproximar essas duas partes é uma operação delicada. Daí em diante, a criança irá sempre aproximar as peças a serem encaixadas com alguma precaução: a emoção acarretará um comportamento diferente.
Dessa observação podemos concluir que, a partir de uma experiência simples de origem motora, a criança vai receber informações que classificará paulatinamente, num conjunto de indicações similares percebidas noutras circunstâncias. Assim adquirirá uma noção clara, por exemplo, de "forma arredondada", de "dentro" ou de "pequeno".
Portanto, a função motora, o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento afectivo estão intimamente ligados na criança: a psicomotricidade quer destacar a relação existente entre a motricidade, a mente e a afectividade e facilitar a abordagem global da criança por meio de uma técnica.»
(Adaptado de Psicomotricidade, Educação e Reeducação,
A. De Meur e L. Staes, 1991)

Prática psicomotora - educação e prevenção

No dia 26 de Novembro de 2010 realiza-se no Instituto Franco-Português, em Lisboa, uma conferência dedicada ao tema "Prática psicomotora - educação e prevenção", com Bernard Aucouturier, professor e investigador que tem trabalhado sobre psicomotricidade da criança, fundador da Sociedade Francesa de Educação e Reabilitação Psicomotora. Mais informação no sítio do Instituto Franco-Português.

Infância, neurociências e aprendizagem da leitura

No âmbito do Ciclo de Conferências Doutorais em Estudos da Criança 2010/2011 da Universidade do Minho no próximo dia 27 de Novembro de 2010 realiza-se em Braga uma conferência dedicada ao tema "Infância, neurociências e aprendizagem da leitura", com José Morais, professor da Universidade de Bruxelas (Bélgica).

Cognição e literacias: processamento cognitivo e visual de textos verbais e picturais

No âmbito do ciclo sobre literacia organizado pelo Mestrado em Didáctica da Língua Portuguesa da Escola Superior de Educação de Lisboa no próximo dia 27 de Novembro realiza-se uma sessão dedicada ao tema "Cognição e literacias: processamento cognitivo e visual de textos verbais e picturais", com Adriana Baptista, professora da Escola Superior de Educação do Porto. Mais informação disponível no sítio da Escola Superior de Educação de Lisboa.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Qual a identidade pessoal e social da criança surda com implante coclear?

No próximo dia 26 de Novembro de 2010 realiza-se na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, no Porto, uma prova de Mestrado em Ciências da Educação com especialização em Educação Especial dedicada à questão "Qual a identidade pessoal e social da criança surda com implante coclear?", por Maria Augusta Rodrigues de Andrade Correia.

Educação, cultura e imaginário: recontextualização e tradição

No âmbito das actividades do projecto de investigação “Educação e Imaginário” em curso no Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho no dia 26 de Novembro realiza-se em Braga um colóquio internacional dedicado ao tema "Educação, Cultura e Imaginário: Recontextualização e Tradição", que assim se apresenta: «Os objectivos que o norteiam são o de pensar hermeneuticamente, numa perspectiva de recontextualização e de tradição, as diversas figuras do Imaginário na sua relação com a educação entendida como escultora do homo viator.»

Organizado em colaboração com o Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física e com o Centro de Investigação em Formação de Profissionais de Educação da Criança (CIFPEC) do Instituto de Educação da Universidade do Minho, o encontro organiza-se em torno de duas mesas-redondas "Educação, Cultura e Imaginário" e "Simbolismo, Arte e Literatura", contando ainda com as conferências "O Emílio de Rousseau: uma metafísica imaginária" por Nanine Charbonnel e "Narrativas de crianças: escolas e imagens simbólicas" por Iduína Mont’Alverne Chaves.

Matilde Rosa Araújo: senhora de tantos tesouros

Imagem de divulgação do encontro de homenagem a Matilde Rosa Araújo
"senhora de tantos tesouros", no dia 25 de Novembro de 2010 no espaço
da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Lisboa. Desenho
de uma silhueta de Matilde Rosa Araújo apoiada na sua bengala.
Hoje, 25 de Novembro, realiza-se ao final da tarde na Biblioteca Orlando Ribeiro, em Lisboa, um encontro de homenagem a Matilde Rosa Araújo (1921-2010), professora e escritora especialmente dedicada à literatura para a infância e adolescência, com poesia, novelas e contos publicados. Poesia para crianças, a voz de Matilde Rosa Araújo e a ilustração dos seus livros são algumas das questões abordadas  no presente encontro, que conta ainda com leitura de poemas, exposição bibliográfica e de ilustração, apresentação da reedição do seu primeiro livro para crianças O livro da Tila, ilustrado por Madalena Matoso, e do livro inédito Florinda e o Pai Natal, ilustrado por Maria Keil. E entrada é livre.

No texto de apresentação do encontro podemos ler:

«É preciso brincar para crescer, ter a felicidade de não estar comprometido
com obrigações de um trabalho que não se ajusta à vida da criança.
Toda a vida é aprendizagem...»

Matilde Rosa Araújo 
in Jornal A Página, Julho 2002

Aos 89 anos, Matilde Rosa Araújo deixou-nos. Desapareceu a escritora, permanecem as palavras.

As Bibliotecas Municipais de Lisboa, juntamente com as editoras Caminho e Calendário de Letras, irão prestar homenagem aquela que dedicou a sua vida aos problemas da criança e à defesa dos seus direitos.

Matilde Rosa Araújo levou a sua vida entre o ensino e a escrita. Enquanto professora terá influenciado e inspirado a vida de inúmeros alunos, entre o Ensino Técnico Profissional e o Curso de Literatura para a Infância, que teve lugar na Escola do Magistério Primário de Lisboa. Como escritora criou mundos, inventou cores e personagens que irão perpetuar em mais de duas dezenas de livros de contos e poesia para crianças.

A literacia verbal e as TIC: acesso a conteúdos, produção de conteúdos

No âmbito do ciclo sobre literacia organizado pelo Mestrado em Didáctica da Língua Portuguesa da Escola Superior de Educação de Lisboa no dia 25 de Novembro realiza-se uma sessão dedicada ao tema "A literacia verbal e as TIC: acesso a conteúdos, produção de conteúdos", com Maria do Sameiro Pedro, professora da Escola Superior de Educação de Beja. Mais informação disponível no sítio da Escola Superior de Educação de Lisboa.

Avaliação de conceitos básicos em crianças do pré-escolar

No dia 25 de Novembro realiza-se na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto uma prova de Mestrado Integrado em Psicologia com especialização em Intervenção Psicológica, Educação e Desenvolvimento Humano dedicada ao tema "Avaliação de conceitos básicos em crianças do pré-escolar", por Joana Sousa António.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Compreensão auditiva, oral e leitora

Neste final de Novembro realizam-se na Faculdade de Letras da Universidade do Porto quatro provas de Mestrado em Ensino do Português sobre desenvolvimento da compreensão oral, compreensão leitora e compreensão auditiva: "Produção de materiais didácticos para o desenvolvimento da compreensão oral" por Rosa Maria da Costa Sousa Fernande, "O desenvolvimento da compreensão leitora através do conto" por Sandra Raquel Neves Pinho, "A avaliação da oralidade na sala de aula" por Marta Sofia Ramos Ceriz e "Compreensão auditiva na aula de línguas: materiais audiovisuais" por Sónia Marlene Pereira Martins.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Literacias: a escola e o gosto de ler

No âmbito das actividades do Mestrado em Didáctica da Língua Portuguesa da Escola Superior de Educação de Lisboa de 4 a 27 de Novembro de 2010 realiza-se num ciclo de seminários dedicado ao tema da literacia. Literatura para crianças em Alves Redol, escola e leitura, literacia verbal e tecnologias de informação e comunicação (TIC), acesso e produção de conteúdos, processamento cognitivo e visual e textualidades são algumas das questões em debate ao longo do presente ciclo, que conta com a participação de professoras de escolas de Beja, Lisboa e Porto.

No próximo dia 23 de Novembro a sessão será dedicada ao tema "A escola e o gosto de ler - da obrigação à devoção", com Conceição Rolo, professora do Centro de Estudos e Recursos de Literatura & Literacia Eça de Queiroz da Escola Secundária Marquês de Pombal, em Lisboa.

Entrada na leitura e escrita: CALE - Controlo das Aptidões para a Leitura e a Escrita

Na Faculdade de Letras da Universidade do Porto realiza-se no dia 22 de Novembro uma prova de Mestrado em Linguística dedicada ao tema "Abordagem a condições necessárias para a entrada na leitura e escrita com sucesso. Contributos com base na aplicação do CALE", desenvolvida por Maria Olinda Gomes de Carvalho Maravalhas.

CALE (Controlo das Aptidões para a Leitura e a Escrita) é um conjunto de testes concebido por Andrée Girolami para avaliar as aptidões da criança no fim da pré-primária e no fim do 1.º ano do ensino básico, contemplando conhecimentos de fonética, fonologia, morfologia e sintaxe, léxico e análise textual, conforme podemos conhecer no livro Controle das Aptidões para a Leitura e a Escrita - CALE de Andrée Girolami, com tradução de Maria da Graça Castro Pinto e João Veloso (Laboratório de Fonética e de Psicolinguística Aplicada, Centro Linguístico da Universidade do Porto).

Interacções educadora-criança no envolvimento das crianças com necessidades educativas especiais, comportamentos interactivos maternos

No dia 22 de Novembro de 2010 realiza-se na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação uma prova de Doutoramento em Psicologia dedicada ao tema "Estudo do impacto das interacções educadora-criança no envolvimento das crianças com necessidades educativas especiais em contexto de creche e de jardim-de-infância", por Maria Catarina Rodrigues Grande.

No mesmo dia realizam-se duas provas de Mestrado em Temas de Psicologia com especialização em Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança: "Comportamentos interactivos maternos: relação com o desenvolvimento da criança", por Rosa Maria Bronze Roque dos Santos, e "Comportamentos interactivos maternos: estudo da estabilidade", por Sara Liliana Lopes.

No dia 23 de Novembro realiza-se uma prova de Mestrado Integrado de Psicologia com especialização em Psicologia Clínica e da Saúde dedicada ao tema "Comportamento de interacção mãe-filho e as representações da qualidade da vinculação na criança", por Joana Maria Marques Mendes.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Tecnologias de apoio às necessidades educativas especiais

Nos dias 19 e 20 de Novembro de 2010 realiza-se na Biblioteca Municipal de Pombal um curso de formação sobre "Tecnologias de apoio às necessidades educativas especiais" orientado pelo Centro de Formação Cnoti. O presente curso aborda três temas principais:

1. Comunicação aumentativa e alternativa;
2. Tecnologias de apoio à comunicação;
3. Direito à inclusão na escola e noutros contextos sociais.

A acção de formação destina-se a pessoas que trabalham na área da educação inclusiva e das necessidades educativas especiais: professores, educadores, psicólogos, terapeutas, técnicos de reabilitação e reinserção, fono-audiólogos, animadores de centros de recursos para a inclusão. Em Dezembro de 2010 realizam-se novas edições do curso organizadas em colaboração com o Relicário de Sons (Lisboa) e com o CRPG - Centro de Reabilitação Profissional de Gaia (Arcozelo).

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O limpa-palavras

Imagem do livro O limpa-palavras e
outros poemas
(Edições Asa, 2000)
de Álvaro Magalhães (poemas) e de
Danuta Wojciechowska (ilustração).
Na capa, empoleirado num escadote
o limpa-palavras cuida da palavra
nuvem, pássaro, lua.


















Limpo palavras.
Recolho-as à noite, por todo o lado:
a palavra bosque, a palavra casa, a palavra flor.
Trato delas durante o dia
enquanto sonho acordado.
A palavra solidão faz-me companhia.

Quase todas as palavras
precisam de ser limpas e acariciadas:
a palavra céu, a palavra nuvem, a palavra mar.
Algumas têm mesmo de ser lavadas,
é preciso raspar-lhes a sujidade dos dias
e do mau uso.
Muitas chegam doentes,
outras simplesmente gastas, estafadas,
dobradas pelo peso das coisas
que trazem às costas.

A palavra pedra pesa como uma pedra.
A palavra rosa espalha o perfurme no ar.
A palavra árvore tem folhas, ramos altos.
Podes descansar à sombra dela.
A palavra gato espeta as unhas no tapete.
A palavra pássaro abre as asas para voar.
A palavra coração não pára de bater.
Ouve-se a palavra canção.
A palavra vento levanta os papéis no ar
e é preciso fechá-la na arrecadação.

No fim de tudo voltam os olhos para a luz
e vão para longe,
leves palavras voadoras
sem nada que as prenda à terra,
outra vez nascidas pela minha mão:
a palavra estrela, a palavra ilha, a palavra pão.

A palavra obrigado agradece-me
As outras, não.
A palavra adeus despede-se.
As outras já lá vão, belas palavras lisas
e lavadas como seixos do rio:
a palavra ciúme, a palavra raiva, a palavra frio.

Vão à procura de quem as queira dizer,
de mais palavras e de novos sentidos.
Basta estenderes um braço para apanhares
a palavra barco ou a palavra amor.

Limpo palavras.
A palavra búzio, a palavra lua, a palavra palavra.
Recolho-as à noite, trato delas durante o dia.
A palavra fogão cozinha o meu jantar.
A palavra brisa refresca-me.
A palavra solidão faz-me companhia.

Álvaro Magalhães, "O limpa-palavras"
in O limpa-palavras e outros poemas, Lisboa: Edições Asa, 2000, pp. 3-5.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Antropologia da palavra, filosofia com crianças e jovens e o pensar como um lugar-comum

No próximo dia 16 de Novembro realizam-se na Faculdade de Letras da Universidade do Porto duas provas de Mestrado em Filosofia: "Para uma antropologia da palavra" por Ana Maria Cabral de Macedo e Silva e "Filosofia com crianças e jovens - uma proposta de educação do pensar como um lugar-comum" por Susana da Conceição Maio de Assunção.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O têpluquê

Imagem do livro O Têpluquê
e Outras Histórias
de Manuel
António Pina (textos e
poemas) e Bárbara Assis
Pacheco (ilustração). Na
capa, animais em roda livre.
Era uma vez um menino que tinha um defeito de pronúncia. Não era capaz de dizer : dizia quê. Trocava o pelo quê. Trocava o têpluquê. Em vez de dizer tasa, como toda a gente, dizia casa; em vez de dizer tão, dizia cão; em vez de dizer tapete, dizia carpete (às vezes deixava uns tês para trás, deixava uns quês para crás). E assim por diante: em vez de dizer tábua, dizia cábula; em vez de dizer tu, dizia rabo; em vez de dizer Tomé, dizia Comé; em vez de dizer taxímetro, dizia caxímetro, etc. (em vez de dizer etc., dizia ecc.).

Esta história (em vez de dizer esta história, dizia esca escória) tem uma moral, é das que têm moral: todos os defeitos de pronúncia (como os outros defeitos todos, há uma história para cada defeito) têm também virtudes de pronúncia, senão eram defeitos perfeitos. Ao menino, como a toda a gente que tem defeitos de pronúncia, ENTARAMELAVA-SE-LHE a língua; este menino tinha sorte porque, como as letras do defeito dele eram o e o quê, a língua ENCARAMELAVA-SE-LHE e o menino gostava muito (goscava muico).

Manuel António Pina, "O têpluquê"
in O Têpluquê e Outras Histórias, Lisboa: Assírio & Alvim, 2006, pp. 25-26.
(versão grafada como surge no livro)

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Conferência europeia sobre leitura: literacia e diversidade

Imagem de divulgação da 17.ª Conferência Europeia sobre
Leitura que se realiza na Universidade de Mons (Bélgica)
de 31 de Julho a 3 de Agosto de 2011. Desenho gráfico da
letra "M" de "Mons" em forma de livro aberto.
De 31 de Julho a 3 de Agosto de 2011 realizar-se-á na Universidade de Mons (Bélgica) a 17.ª Conferência Europeia sobre Leitura, nesta edição dedicada ao tema "Literacia e Diversidade".

Programas de intervenção precoce, literacia familiar, dificuldades de leitura e deficiências, oralidade e literacia, processos e desenvolvimento da escrita, formação de professores e aprendizagens, bibliotecas e literacia, tecnologia e literacia são alguns dos subtemas previstos. Até 15 de Novembro de 2010 encontra-se aberto o período para apresentação de propostas de comunicação, de simpósio, de mesa-redonda, ou de posters.

Escrever e ler hoje na escola, na biblioteca e noutros contextos sociais: práticas e investigação

De 12 a 14 de Novembro de 2010 realizam-se em Madrid as III Jornadas Iberoamericanas sobre Práticas de Leitura e Escrita e o II Fórum Iberoamericano sobre Literacidade e Aprendizagem dedicados ao tema geral “Escrever e ler hoje na escola, na biblioteca e noutros contextos sociais: práticas e investigação", uma iniciativa organizada pela Associação Espanhola de Leitura e Escrita (AELE), pelo Grupo de Investigação sobre Insucesso Escolar e Competências Comunicativas (FECOMUN-UCM) e pela Rede de Cidades e Povos Leitores e Escritores (Red CPLE), com participação da Littera - Associação Portuguesa para a Literacia na organização do II Fórum Iberoamericano sobre Literacidade e Aprendizagem.

Leitura e escrita no século XXI, práticas de linguagem em distintos contextos escolares e culturais, linguagem e sociedade, papel da comunidade na dinamização de práticas de linguagem, desenvolvimento de competências comunicativas e linguísticas, literacia e aprendizagens são os principais eixos temáticos do presente encontro, que reúne participantes da Argentina, Brasil, Chile, Espanha, México, Peru, Portugal e Uruguai.

Encontros Luso-Galaico-Franceses do Livro Infantil e Juvenil

Os 16.º Encontros Luso-Galaico-Franceses do Livro Infantil e Juvenil realizam-se na Biblioteca Municipal Almeida Garrett (Porto) nos próximos dias 12 e 13 de Novembro de 2010 e serão "Para maiores de 12: Tendências da Literatura Juvenil", uma iniciativa organizada pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil (APPLIJ) em colaboração com a Alliance Française, a Asociación Galega do Libro Infantil e Xuvenil (Gálix), o Consulado Geral da França e a Rede Temática de Literatura Infantil e Juvenil do Marco Ibérico (LIJMI).

Poesia juvenil, edição e tendências de literatura juvenil, animação da leitura para jovens em bibliotecas, narrativa juvenil em Português e em Galego são algumas das questões em debate no presente encontro, que conta ainda com workshops - sobre ficção científica galega e portuguesa, comunidade de leitores adolescentes e serviços e actividades para adolescentes em bibliotecas públicas -, uma exposição bibliográfica de homenagem a Matilde Rosa Araújo e António Manuel Couto Viana e exposições Le Mariage Parfumé (éditions Chandeigne – França), O primeiro gomo da tangerina (ilustrações de Madalena Matoso, Planeta Tangerina – Portugal) e Mundos da história, histórias do mundo: 50 anos de literatura infantil-juvenil galega.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Cidadanias no jardim-de-infância e participação das crianças

No próximo dia 11 de Novembro realiza-se na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) uma prova de Mestrado em Ciências da Educação dedicada ao tema "Tecendo cidadania(s) no jardim de infância: contributos para a participação efectiva das crianças" por Helena Rodrigues Braz.

VIII Congresso Nacional de Intervenção Precoce

Nos próximos dia 11 e 12 de Novembro de 2010 realiza-se em Aveiro o VIII Congresso Nacional de Intervenção Precoce, uma iniciativa organizada pela Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) em colaboração com a Equipa de Coordenação Distrital de Intervenção Precoce de Aveiro e com o Departamento de Educação da Universidade de Aveiro. O papel da família na intervenção precoce é o tema principal do presente encontro: famílias e comunidades nos processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança, perspectiva das famílias sobre experiências em intervenção precoce, interacção diádica na actividade exploratória da criança pequena, dimensões sociais da inclusão de crianças em idade pré-escolar, promoção de competências relacionais em intervenção precoce, metáforas usadas pelos pais no diálogo com famílias de crianças com deficiências, capacitação dos pais e direitos das crianças são algumas das questões em debate.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Associação de Portadores de Trissomia 21 do Algarve: Intervir para Incluir

Imagem do cartaz das quartas jornadas da
Associação de Portadores de Trissomia 21
"Intervir para Incluir". Por entre temas e
agenda, uma expectante boneca de pano:
olhos como pequenos botões redondos
e vermelhos novelos de cabelos.
No próximo dia 6 de Novembro de 2010 realiza-se na Universidade do Algarve, em Faro, uma jornada dedicada ao tema “Intervir para Incluir”, organizada pela Associação de Portadores de Trissomia 21 do Algarve (APATRIS 21) em colaboração com a Unidade de Neuro-Desenvolvimento do Hospital de Faro. Epilepsia na criança, linguagem, articulação e alimentação na Trissomia 21, dislexia na criança, integração sensorial nas perturbações do desenvolvimento e aspectos jurídicos na deficiência mental são algumas das questões em debate no presente encontro, que reúne médicos, terapeutas da fala e ocupacional, investigadora e jurista.

Programa

Consciência fonológica em idade pré-escolar, trabalho em equipa na educação especial, experiências produtoras de igualdade e desigualdade

No próximo dia 8 de Novembro de 2010 realiza-se na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto uma prova de Mestrado em Temas de Psicologia com especialização em Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança dedicada ao tema "Avaliação de um programa de treino da consciência fonológica em idade pré-escolar", por Maria Sónia Tribuzi Gomes Domingos, e uma prova de Mestrado Integrado em Psicologia com especialização em Intervenção Psicológica, Educação e Desenvolvimento Humano dedicada ao tema "O trabalho em equipa na educação especial de alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico", por Sílvia Manuela Marques Silva.

No dia seguinte, 9 de Novembro, realiza-se uma prova de Mestrado em Ciências de Educação dedicada ao tema "Experiências produtoras de igualdade e desigualdade nos diversos espaços estruturadores da agência de pessoas surdas isoladas", por Raquel Pereira de Almeida Felizes.



terça-feira, 2 de novembro de 2010

Qualidade de vida infantil e deficiência auditiva

No dia 2 de Novembro de 2010 realiza-se na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias uma prova académica dedicada ao tema "Qualidade de Vida Infantil e Deficiência Auditiva: Estudo Exploratório", por Débora Maria Palma Pereira Padescas.