O álbum na Literatura para a Infância", uma iniciativa coordenada por José António Gomes (ESE do Porto) e Blanca-Ana Roig-Rechou (Universidade de Santiago-Liter21) organizada pela Rede Temática de Investigação "As Literaturas Infantis e Juvenis do Marco Ibérico e Iberoamericano" (LIJMI – Liter21), pela Associação Galego-Portuguesa de Investigação em Literatura Infantil e Juvenil (ELOS, secção de ANILIJ) e pela Revista Malasartes – Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude.
Poética do álbum, reescritas no álbum infantil galego, construção de álbuns ilustrados, os álbuns das escritoras Carla Maia de Almeida e Manuela Bacelar, investigação e crítica em Literatura para a Infância e a Juventude, intervenção pedagógica em torno de livros relacionados com os direitos da infância são algumas das questões em debate no presente encontro, que conta ainda com uma sessão de apresentação do livro O Álbum na Literatura Infantil e Xuvenil (2000-2010) por Mar Fernández (Universidade de Santiago, LIJMI, ELOS, Galiza) e com ateliers de encontro com escritores e ilustradores. O primeiro dia dos encontros termina com o momento musical "Aquela nuvem e outras", com canções de Fernando Lopes-Graça e Eugénio de Andrade pelos alunos da licenciatura em Educação Musical.
terça-feira, 29 de novembro de 2011
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Nos confins da razão. As fronteiras da cognição humana
Amanhã, 29 de Novembro, realiza-se em Lisboa uma conferência internacional dedicada ao tema "Nos confins da razão. As fronteiras da cognição humana", uma iniciativa organizada por Filipe Carreira da Silva no âmbito das actividades do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL). A conferência organiza-se em torno de três sessões: 1. Neuro-plasticidade e neuro-história; 2. Tempo mental, linguagem(s) e deliberação; 3. Corpo pensante. Ciências sociais e neurociências, plasticidade cerebral, linguagem e cognição, corpo e mente são algumas das questões em debate no presente encontro.
As origens da linguagem
Hoje realiza-se no Instituto de Ciências da Saúde
da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, uma conferência dedicada ao tema "The Origins of Language", com Michael C. Corballis, professor de Psicologia da Universidade de Auckland (Nova Zelândia) que tem trabalhado sobre psicologia cognitiva, neurociência cognitiva, percepção visual, atenção e memória, evolução da linguagem e relação entre linguagem e gestualidade, é
autor de From Hand to Mouth: The Origins of Language and The Recursive Mind (Princeton University Press, 2002).
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
O jardim sensorial: um recurso para a estimulação sensorial de surdocegos
No âmbito das actividades de formação da Escola Superior de Educação de Lisboa no próximo dia 29 de Novembro realiza-se uma prova de mestrado dedicada ao tema "O Jardim Sensorial: Um Recurso para a Estimulação Sensorial de Surdocegos", por Carla Pinheiro de Carvalho.
A linguagem no contexto da(s) aprendizagen(s): da avaliação à intervenção
Amanhã, 26 de Novembro, realiza-se no Auditório Multimédia do Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga, uma jornada dedicada ao tema "A Linguagem no contexto da(s) aprendizagen(s): Da avaliação à intervenção", uma iniciativa organizada por Rosa Lima, Fernanda Viana, Susana Silva, Ana Sucena, Ana Cristina Braga, Iolanda Ribeiro e Sara Brandão (comissão organizadora) no âmbito das actividades do Centro de Reabilitação da Linguagem e Psicologia Educativa (CERELPE).
Aprendizagem precoce da linguagem, perturbação do processamento auditivo, perturbação específica da linguagem, disfunções orgânicas e produção da fala, linguagem oral e linguagem escrita central na aprendizagem da linguagem são algumas das questões em debate. O encontro conta ainda com dois workshops: "Perturbação específica da linguagem: enfoques de intervenção" orientado por Jesus Vera Jimenez (Universidade de Valladolid, Espanha) e "Aquisição de competências auditivas para o uso da linguagem oral e escrita: uma abordagem centrada na prática" por Cristiane Nunes (Doutoranda da Universidade do Minho).
Aprendizagem precoce da linguagem, perturbação do processamento auditivo, perturbação específica da linguagem, disfunções orgânicas e produção da fala, linguagem oral e linguagem escrita central na aprendizagem da linguagem são algumas das questões em debate. O encontro conta ainda com dois workshops: "Perturbação específica da linguagem: enfoques de intervenção" orientado por Jesus Vera Jimenez (Universidade de Valladolid, Espanha) e "Aquisição de competências auditivas para o uso da linguagem oral e escrita: uma abordagem centrada na prática" por Cristiane Nunes (Doutoranda da Universidade do Minho).
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
E se um dia os pontos decidissem fazer greve?
Imagem do livro Greve com texto e ilustração de Catarina Sobral publicado em 2011 pela Orfeu Negro na sua colecção Orfeu Mini. Na capa, oito pernas e quatro braços entre grandes e pequenos. |
«Greve é o livro de estreia da ilustradora Catarina Sobral e também o primeiro título de uma autora portuguesa na colecção Orfeu Mini. Um dia, os pontos decretaram greve. Os pontos? Quais pontos? TODOS os pontos! Primeiro, foi a escrita a colapsar… Nas escolas, nos museus, nas fábricas, nos hospitais, ninguém se entendia. O ponto de fuga desapareceu. E o ponto verde. E o ponto de encontro. Tudo e todos chegavam atrasados. E era impossível fazer o ponto da situação. Até que…»
Compreensão leitora em crianças com síndrome de Asperger + Temperamento e participação social com pares em crianças com perturbação do espectro do autismo
No âmbito das actividades de formação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) no próximo dia 25 de Novembro de 2011 realizam-se duas Provas de Mestrado em Temas de Psicologia com especialização de Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança que abordam questões relacionadas com as perturbações do espectro do autismo na infância: "A compreensão leitora em crianças com síndrome de Asperger - estudo de caso" por Iolanda Sofia Oliveira Anunciação e "Temperamento e participação social com pares em crianças com perturbação do espectro do autismo (PEA)" por Daniela Maria da Costa Ferreira.
A importância dos pais na escola: a relação da família com a escola no contexto de um CAPAF (Centro de Aconselhamento Parental e Apoio Familiar)
Também na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, no dia 25 de Novembro, sexta-feira, realizam-se duas provas de Mestrado em Ciências da Educação sobre as relações entre a escola, a família e a comunidade: "A importância dos pais na escola: A relação da família com a escola no contexto de um CAPAF" por Tânia Patricia Americano Aguiar e "Mediar para prevenir: uma ação de mediação entre CPCJ e Escola contra o abandono e absentismo escolar" por Cristiana da Silva Rocha.
Dinâmicas educativas no 1.º Ciclo para promover o sucesso escolar: análise das perspectivas de crianças com e sem insucesso escolar, de professoras e pais/encarregados de educação
No mesmo dia realiza-se uma prova de Mestrado em Ciências da Educação dedicada ao tema "Dinâmicas educativas no 1.º Ciclo para promover o sucesso escolar: Análise das perspectivas de crianças com e sem insucesso escolar e das respetivas Professoras e Pais/Encarregados de Educação" por Liliana Filipa Carvalho Moreira.
A infância e a participação das crianças: análise da implementação de um projecto de auscultação de crianças por uma Câmara Municipal
No âmbito das actividades de formação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) no dia 24 de Novembro realiza-se uma prova de Mestrado em Ciências da Educação dedicada ao tema "A infância e a participação das crianças: Análise da implementação de um projecto de auscultação de crianças por uma CM" por Joana Daniela Cardoso da Fonseca.
sábado, 19 de novembro de 2011
Escola e comunidade
Também nestes dias 18 e 19 de Novembro realiza-se na Escola Superior de Educação de Lisboa o V Encontro do CIED dedicado ao tema "Escola e Comunidade", uma iniciativa organizada por Catarina Tomás, Carolina Gonçalves e Marina Fuertes (comissão organizadora) no âmbito das actividades do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais do Instituto Politécnico de Lisboa (CIED-IPL). Intervenção em contextos de risco, inovação e colaboração em contextos sociais e educativos, educação dos 0 aos 12 anos e educação para a cidadania são as principais áreas temáticas do presente encontro.
Percursos de mudança de professores de educação especial, adequações curriculares na escola inclusiva, estratégias de ensino em turmas inclusivas no 1.º Ciclo, papel da Educação Visual e Tecnológica na inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no 2.º Ciclo, literacia visual na escola, proposta de intervenção na aprendizagem metalinguística da definição de palavras, projecto Teach-G e o ensino da gramática, diferenciação curricular/pedagógica, qualidade da educação na primeira infância, o espaço do recreio e a actividade do brincar, conflito cognitivo em crianças em idade pré-escolar, abordagem experencial em educação de infância como resposta às dificuldades emocionais, relação entre corporeidade e aprendizagem na educação básica, diálogo entre olhares disciplinares em torno de um livro infantil, desenvolvimento musical das crianças, oportunidades e motivações na educação musical nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, direitos das crianças, cidadania na infância e participação, competências de tomada de decisão das crianças na escola, investigação participativa e construção de formas renovadas de conhecimento sobre e com as crianças, o professor de educação infantil, a escuta e a participação das crianças são algumas das questões em debate no programa do presente encontro.
Percursos de mudança de professores de educação especial, adequações curriculares na escola inclusiva, estratégias de ensino em turmas inclusivas no 1.º Ciclo, papel da Educação Visual e Tecnológica na inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no 2.º Ciclo, literacia visual na escola, proposta de intervenção na aprendizagem metalinguística da definição de palavras, projecto Teach-G e o ensino da gramática, diferenciação curricular/pedagógica, qualidade da educação na primeira infância, o espaço do recreio e a actividade do brincar, conflito cognitivo em crianças em idade pré-escolar, abordagem experencial em educação de infância como resposta às dificuldades emocionais, relação entre corporeidade e aprendizagem na educação básica, diálogo entre olhares disciplinares em torno de um livro infantil, desenvolvimento musical das crianças, oportunidades e motivações na educação musical nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, direitos das crianças, cidadania na infância e participação, competências de tomada de decisão das crianças na escola, investigação participativa e construção de formas renovadas de conhecimento sobre e com as crianças, o professor de educação infantil, a escuta e a participação das crianças são algumas das questões em debate no programa do presente encontro.
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Leitura: processamento da língua escrita
Nestes próximos dias 18 a 19 de Novembro realiza-se na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) o segundo colóquio sobre Leitura nesta edição dedicado ao tema "Leitura - Processamento da Língua Escrita", uma iniciativa organizada por Armanda Costa, Isabel Falé e Paula Luegi (comissão organizadora) no âmbito das actividades do projecto de investigação "Compreensão na leitura. Processamento de palavras, frases e textos" e do Laboratório de Psicolinguística do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL). Escrita e oralidade, reconhecimento visual da palavra, compreensão leitora e modalidades de leitura, legibilidade e comunicação são algumas das questões em debate no presente encontro.
O mundo das crianças: a presença de conflitos na construção das suas identidades
Hoje realiza-se na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) numa prova de Mestrado em Ciências da Educação dedicada ao tema "O mundo das crianças: A presença de conflitos na construção das suas identidades", por Elsa Maria Moreira Alves.
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
O Arquivo de Luísa Ducla Soares: uma construção de letras
Hoje realiza-se na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) uma prova de Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação com especialização em Arquivística dedicada ao tema "O Arquivo de Luísa Ducla Soares: uma construção de Letras", por Almerinda Rosa Ferreira de Meireles Graça.
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
Os jogos como facilitadores da leitura e da escrita de crianças de 4 e 5 anos numa creche portuguesa e numa escola brasileira
No âmbito das actividades de formação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) amanhã à tarde realiza-se uma prova de Mestrado em Ciências da Educação dedicada ao tema "Os jogos como facilitadores da leitura e da escrita de crianças de 4 e 5 anos numa creche portuguesa e numa escola brasileira" por Keila Coelho Barbosa.
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Arte para a infância e desenvolvimento humano
A primeira infância, o olhar e a voz do bebé, a voz e o diálogo materno-infantil, parentalidade, a escuta do bebé e as artes para a infância são algumas das questões em debate no presente encontro, que conta com as conferências de abertura "A falar como os bebés" por João Costa e "Do brincar com o bebé à arte para a infância" por Leonor Duarte e Paulo Maria Rodrigues. No âmbito do encontro realiza-se ainda uma sessão de apresentação do documentário Um Plácido Domingo realizado por Pedro Sena Nunes e um workshop de ludofónica experimental "Regresso a Um Plácido Domingo" orientado por Paulo Maria Rodrigues.
A criança: O Menino Selvagem (1969) de François Truffaut
No âmbito do ciclo de cinema dedicado ao tema "A Criança", uma iniciativa organizada pela Escola Superior de Educação de Lisboa de 7 a 11 de Novembro de 2011, hoje de manhã realiza-se uma sessão com o filme O Menino Selvagem (1969) de François Truffaut:
«Paris, 1700. No Instituto Nacional para surdos e loucos, um rapaz sujo e mal vestido é admitido. Encontrado numa floresta, a criança é incapaz de falar, comunicar ou de interagir em sociedade. Batizado de Victor pelos funcionários do hospital, o seu caso é aceite pelo Doutor Itard (François Truffaut) um médico solitário que oferece uma dedicação enorme ao rapaz e à sua reintegração na sociedade. Mas o percurso para amansar a ‘fera’ é duro, e Itard terá de trabalhar incansavelmente para ensinar Victor a reclamar o seu lugar no mundo… mesmo que isso ponha em causa a sua carreira.»
«Paris, 1700. No Instituto Nacional para surdos e loucos, um rapaz sujo e mal vestido é admitido. Encontrado numa floresta, a criança é incapaz de falar, comunicar ou de interagir em sociedade. Batizado de Victor pelos funcionários do hospital, o seu caso é aceite pelo Doutor Itard (François Truffaut) um médico solitário que oferece uma dedicação enorme ao rapaz e à sua reintegração na sociedade. Mas o percurso para amansar a ‘fera’ é duro, e Itard terá de trabalhar incansavelmente para ensinar Victor a reclamar o seu lugar no mundo… mesmo que isso ponha em causa a sua carreira.»
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Introdução à biolinguística: faculdade de linguagem, cognição
Amanhã realiza-se na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) um workshop dedicado ao tema "Introduction to Biolinguistics", orientado por Cédric Boeckx, professor da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB) e investigador do Instituto Catalão de Pesquisa e Estudos Avançados (ICREA), autor de Language in cognition (Wiley-Blackwell, 2009) e co-editor da revista Biolinguistics. Natureza biológica da faculdade de linguagem humana, raízes, problemas e controvérsias no campo da biolinguística são algumas das questões em análise. A presente iniciativa é organizada por João Veloso no quadro das actividades do Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP).
A consciência sintáctica em crianças em idade escolar
Hoje realiza-se na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) uma prova do trabalho final de Doutoramento em Linguística com especialização em Linguística Geral dedicada ao tema "A consciência sintáctica em crianças em idade escolar", desenvolvida por João Carlos Magalhães Loureiro.
sábado, 5 de novembro de 2011
Literatura infantil e competências de leitura: oralidade, leitura, cultura… pela voz dos avós
Durante o dia de hoje encontra-se a decorrer na Biblioteca Municipal de Chaves o XI Encontro de Literatura Infantil e o II Seminário Internacional sobre Competências de Leitura em torno do tema "Oralidade, Leitura, Cultura… pela Voz dos Avós", uma iniciativa organizada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD, Pólo de Chaves), pelo Observatório da Literatura Infanto-Juvenil (OBLIJ) e pela Rede de Universidades Leitoras - Universidade da Extremadura, Espanha (RUL-UE). Literatura infantil e diálogo intergeracional, competências de leitura de crianças em risco social no Brasil e em Portugal, experiências em bibliotecas escolares e em bibliotecas públicas, literatura tradicional e património cultural são algumas das questões em debate no presente encontro, que conta com uma sessão das "Narradoras da Memória": Maria Lisete Ferreira (Sendim, Tabuaço), Maria de Lurdes Ala (Vilas Boas, Vila Flor) e Maria Alice da Silva (Dadim, Chaves).
InArte 2011: o caminho do coração + corpo, paisagem escondida
No âmbito do InArte 2011 – Encontros Internacionais de Inclusão pela Arte organizados pela associação cultural Vo’Arte, com direcção artística de Ana Rita Barata e de Pedro Sena Nunes, hoje realiza-se nos estúdios da Pró-Dança (Lisboa) o workshop "O caminho do coração" dirigido a crianças e pré-adolescentes invisuais e amblíopes, orientado por Rodrigo Belard (especialista de medicina tradicional chinesa, instrutor de reiki tradicional, chikung e taichi).
De 7 a 11 de Novembro realiza-se em Leiria (Instituto Politécnico de Leiria), Coimbra (Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra) e Évora (Associação Sócio-cultural Terapêutica de Évora) um workshop dedicado ao tema "Corpo, Paisagem Escondida" destinado a pessoas com necessidades especiais, bailarinos, performers, actores, técnicos e educadores da área das necessidades especiais, orientado por Alena Dittrichová (bailarina da CiM – Companhia Integrada Multidisciplinar).
De 7 a 11 de Novembro realiza-se em Leiria (Instituto Politécnico de Leiria), Coimbra (Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra) e Évora (Associação Sócio-cultural Terapêutica de Évora) um workshop dedicado ao tema "Corpo, Paisagem Escondida" destinado a pessoas com necessidades especiais, bailarinos, performers, actores, técnicos e educadores da área das necessidades especiais, orientado por Alena Dittrichová (bailarina da CiM – Companhia Integrada Multidisciplinar).
Pesquisa e infância: desafios que as crianças lançam à etnografia
Nestes dias 3 e 4 de Novembro realizou-se na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) um seminário internacional dedicado ao tema "Pesquisa e Infância: desafios que as crianças lançam à etnografia", uma iniciativa organizada por Manuela Ferreira (FPCE-CIIE/UP), Sofia Silva (FPCE-CIIE/UP) e Ângela Nunes (CRIA/FCSH-UNL) no âmbito das actividades do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto (CIIE-UP) e do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA).
Entre as comunicações contam-se "Interacção social para além da visão: observação de crianças pequenas deficientes visuais" por Sandra Andrade de Castro, "Como as crianças constroem a ideia de inclusão" por Mafalda Silva, "Excedentes de significação: criatividade e imaginário na pesquisa de campo com crianças" por Emilene Leite de Sousa, "Pesquisando com crianças acerca de sua participação: inter-relações entre a etnografia e a pesquisa-intervenção" por Lis Albuquerque Melo e Veriana Rodrigues Colaço, "A pesquisa com crianças na pré-escola: diferentes formas de apreender o que elas pensam" por Lorenzza Bucci.
Entre as comunicações contam-se "Interacção social para além da visão: observação de crianças pequenas deficientes visuais" por Sandra Andrade de Castro, "Como as crianças constroem a ideia de inclusão" por Mafalda Silva, "Excedentes de significação: criatividade e imaginário na pesquisa de campo com crianças" por Emilene Leite de Sousa, "Pesquisando com crianças acerca de sua participação: inter-relações entre a etnografia e a pesquisa-intervenção" por Lis Albuquerque Melo e Veriana Rodrigues Colaço, "A pesquisa com crianças na pré-escola: diferentes formas de apreender o que elas pensam" por Lorenzza Bucci.
Subscrever:
Mensagens (Atom)